quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Tartarugas


Tartaruga Marinha

   
    Vivem nas regiões quentes e temperadas do globo. Têm o corpo coberto por uma carapaça e a boca sem dentes, mas apresentando um bico curvo. O pescoço, é mais ou menos alongado e a cauda rígida. As tartarugas marinhas pertencem a dois grupos distintos:
  • A Tartaruga-couro ou Dermochelys é a maior e mais especializada das tartarugas marinhas. Pode atingir 600 Kg de peso. A sua carapaça é formada por pequenas placas independentes, cobertas por uma pele espessa com a consistência do couro e com sete cristas longitudinais.
  • As tartarugas de carapaça rígida incluem seis espécies, entre as quais se contam a tartaruga-bobo, a tartaruga-verde, a tartaruga olivácea e a tartaruga bico de falcão. Têm sido perseguidas pelo Homem não só pelo valor da sua carne, óleo e ovos, mas também pela sua carapaça.
     Desajeitadas e pesadas em terra firme, as tartarugas marinhas conseguem mover-se com agilidade dentro de água, em grande parte devido à transformação dos seus membros em barbatanas. As anteriores, muito desenvolvidas, asseguram a propulsão, enquanto que as posteriores servem de leme.Têm uma alimentação variada, composta por plantas aquáticas, esponjas, alforrecas, peixes, crustáceos e moluscos cuja concha esmaga facilmente, com a ajuda das suas poderosas maxilas. Infelizmente, estas tartarugas morrem frequentemente por ingerirem lixo produzido pelo Homem, como por exemplo sacos de plástico que se assemelham a alforrecas dentro de água. Muitas tartarugas ingerem-nos por engano, acabando por morrer em consequência deste erro fatal.




Tartaruga de Água Doce

    As tartarugas de água doce são semi-aquáticas, o que quer dizer que vivem entre a terra seca, onde se deslocam para apanhar banhos de sol e por vezes depositarem os ovos e se alimentarem, e a água, onde encontram refúgio dos predadores, e se alimentam de vegetais ou de plantas. Algumas espécies passam a maior parte do tempo em terra, em outras passam a maioria do tempo na água.
    À semelhança dos outros répteis, as tartarugas são ectotérmicas, ou seja, a temperatura do corpo é próxima da temperatura ambiente. Podem hibernar se a temperatura descer abaixo de certos limites; se, pelo contrário, a temperatura subir e a humidade baixar, podem estivar, reduzindo a sua actividade e procurando esconderijos, quer dentro, quer fora de água.
    As Tartarugas de água doce têm uma vasta distribuição geográfica, colonizando habitats muito diversificados, que lhes exigem adaptações específicas para sobreviverem. Quanto aos sistemas aquáticos que colonizam, por exemplo, enquanto algumas espécies procuram os pequenos charcos de águas paradas, outras podem viver em grandes lagos ou rios e desde os ribeiros de montanha aos estuários junto à costa.
Em consequência, as tartarugas de água-doce, apresentam uma grande variedade de formas e tamanhos, resultantes da adaptação ao meio ambiente.


12 comentários:

  1. Eu tenho uma tartaruga de rio.Ela e colorida.

    ResponderExcluir
  2. to nem ai pra tartaruga
    hahahahahahahah
    zoa zoa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se vc ta nen ai pq vc veio aqui então otario decha elas

      Excluir
  3. Tartarugas marinhas, são capazes de viver em agua doce?

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma tartaruga como a da foto, ela não se alimenta há vários dias, parece que está bem fraquinha, já não sei o que fazer... Se alguém puder ajudar, agradeço.

    ResponderExcluir
  5. uma tartaruga femia come racao de cachorro

    ResponderExcluir
  6. A tartaruguinha da minha filha parou de respirar, ela é a de água doce, estava tudo bem com ela, Oque pode ter acontecido?

    ResponderExcluir
  7. eu queria uma tartaruga eu amo tartaruga mais meu pai não compra queria ter uma tenho muita vontade de ter uma mais meu
    pai não compra to ficando doente por causa de uma tartaruga a quelas bebezinho queria ter mais ta 80 reais se vcs achar uma mais barata me falem ou se quiser me uma me doem por favor

    ResponderExcluir
  8. Amei aprendi muitas coisas otem minha tart. foi atropelada mas esta enternada e nesse momento sinto a falta este é um dos motivo que entrei nesse saite matei minha saudade obrigado

    ResponderExcluir